Skip to content

Substituição de cobertura em fibrocimento

Sendo o amianto um potencial fator de risco, abre-se uma excelente oportunidade, substituir por uma nova cobertura com painéis solares.

Eliminação fator de risco para a saúde

Produção energia limpa e renovável

Poupança na fatura e menor emissão CO2

Se é um grande consumidor de energia, a substituição da cobertura de fibrocimento por produção solar, não tem necessariamente de ser um custo para a sua empresa. A Helexia desenvolve e implementa projetos chave-na-mão com investimento incluído.

Sendo o amianto um potencial fator de risco para a saúde publica abre-se uma excelente oportunidade para as empresas de efetuar a sua remoção, aproveitando para substituir por uma nova cobertura com painéis solares. Estamos a falar de uma oportunidade com um triplo benefício direto, elimina-se um fator de risco; reduz-se a fatura de energia com a produção local de energia solar e reduz-se as emissões de CO2 com a utilização de energia limpa e sustentável, numa percentagem significativa dos consumos energéticos.

Mas existem outros benefícios indiretos, como a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores que somado à eliminação do fator de risco, usufruem de melhorar a iluminação natural no interior da unidade fabril. E o mais importante de todos, para empresas exportadoras ou que tencionam exportar, esta mudança é diferenciadora. Existe uma crescente sensibilidade atribuída por mercados desenvolvidos, nomeadamente os europeus e americanos, a temas ligados à sustentabilidade, seja na utilização de recursos de fonte limpa ou à implementação e controlo de medidas ambientais. A sustentabilidade é um fator competitivo, crescente.

O fibrocimento foi muito utilizado nos anos 60, 70 e 80 ,na construção civil, o seu sucesso deveu-se à simplicidade de fabrico, enorme versatilidade e baixo preço. É facilmente moldável, e daí a sua utilização nas placas para coberturas em construções que não exigiam uma estética apurada. As placas de fibrocimento passaram a substituir com frequência as tradicionais telhas, que eram muito mais caras e difíceis de montar.

A partir dos anos 90 começaram a surgir alertas sobre os perigos do amianto e a partir daí deixou de ser utilizado. Os perigos do fibrocimento não consistem no material em si, mas sim nas partículas que liberta quando começa a degradar-se ou quando é removido sem os necessários cuidados.

A remoção do amianto é sempre efetuada por empresas com o necessário licenciamento e alvarás que habilitem a empresa e os profissionais para que a operação decorra dentro de elevados padrões de segurança.

Da experiência da Helexia, os projetos desenvolvidos com substituição de cobertura de fibrocimento representam mais de 3,6MWp de potência instalada, 4,6GWh/ano de energia produzida, 2084Ton CO2/ano evitado, equivalente a 53400 árvores /ano.

Já que se vai mexer na cobertura, que se junte economia com ecologia, para benefício da empresa e do planeta.

Pronto para iniciar a sua transição energética?

DCIM100MEDIADJI_0196.JPG DCIM100MEDIADJI_0745.JPG
  • Eliminação de um potencial fator de risco
  • Valorização do seu imóvel
  • Melhoria da qualidade de vida dos colaboradores
  • Redução da fatura de energia
  • Utilização de energia limpa, local
  • Melhoria da luz e temperatura interior

Vamos conversar

Projetos

Com retirada de fibrocimento

separator-shape-03
This is Tooltip!