Substituição de cobertura em fibrocimento
Sendo o amianto um potencial fator de risco, abre-se uma excelente oportunidade, substituir por uma nova cobertura com painéis solares.
Eliminação fator de risco para a saúde
Produção energia limpa e renovável
Poupança na fatura e menor emissão CO2
Se é um grande consumidor de energia, a substituição da cobertura de fibrocimento por produção solar, não tem necessariamente de ser um custo para a sua empresa. A Helexia desenvolve e implementa projetos chave-na-mão com investimento incluído.
Sendo o amianto um potencial fator de risco para a saúde publica abre-se uma excelente oportunidade para as empresas de efetuar a sua remoção, aproveitando para substituir por uma nova cobertura com painéis solares. Estamos a falar de uma oportunidade com um triplo benefício direto, elimina-se um fator de risco; reduz-se a fatura de energia com a produção local de energia solar e reduz-se as emissões de CO2 com a utilização de energia limpa e sustentável, numa percentagem significativa dos consumos energéticos.
Mas existem outros benefícios indiretos, como a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores que somado à eliminação do fator de risco, usufruem de melhorar a iluminação natural no interior da unidade fabril. E o mais importante de todos, para empresas exportadoras ou que tencionam exportar, esta mudança é diferenciadora. Existe uma crescente sensibilidade atribuída por mercados desenvolvidos, nomeadamente os europeus e americanos, a temas ligados à sustentabilidade, seja na utilização de recursos de fonte limpa ou à implementação e controlo de medidas ambientais. A sustentabilidade é um fator competitivo, crescente.
O fibrocimento foi muito utilizado nos anos 60, 70 e 80 ,na construção civil, o seu sucesso deveu-se à simplicidade de fabrico, enorme versatilidade e baixo preço. É facilmente moldável, e daí a sua utilização nas placas para coberturas em construções que não exigiam uma estética apurada. As placas de fibrocimento passaram a substituir com frequência as tradicionais telhas, que eram muito mais caras e difíceis de montar.
A partir dos anos 90 começaram a surgir alertas sobre os perigos do amianto e a partir daí deixou de ser utilizado. Os perigos do fibrocimento não consistem no material em si, mas sim nas partículas que liberta quando começa a degradar-se ou quando é removido sem os necessários cuidados.
A remoção do amianto é sempre efetuada por empresas com o necessário licenciamento e alvarás que habilitem a empresa e os profissionais para que a operação decorra dentro de elevados padrões de segurança.
Da experiência da Helexia, os projetos desenvolvidos com substituição de cobertura de fibrocimento representam mais de 3,6MWp de potência instalada, 4,6GWh/ano de energia produzida, 2084Ton CO2/ano evitado, equivalente a 53400 árvores /ano.
Já que se vai mexer na cobertura, que se junte economia com ecologia, para benefício da empresa e do planeta.
Pronto para iniciar a sua transição energética?


- Eliminação de um potencial fator de risco
- Valorização do seu imóvel
- Melhoria da qualidade de vida dos colaboradores
- Redução da fatura de energia
- Utilização de energia limpa, local
- Melhoria da luz e temperatura interior
Vamos conversar
Projetos
Com retirada de fibrocimento

Soladrilho

Produção de Energia
Vidro e Cerâmica
Dominó Cerâmicas

Produção de Energia
Vidro e Cerâmica
Gresart

Produção de Energia
Vidro e Cerâmica
Magratex

Produção de Energia
Indústria