Skip to content

Auditoria Energética

Auditoria
energética

A avaliação do desempenho energético das suas instalações traduz-se em vantagens económicas e ecológicas para a sua empresa.

Razões pelas quais deve realizar uma auditoria energética

A energia é cada vez mais um custo importante na estrutura de uma organização. A auditoria energética permite identificar de que forma o seu processo produtivo consome energia e que medidas podem ser implementadas para otimizar o seu negócio, tornando mais eficiente.

Uma auditoria energética consiste num estudo pormenorizado e que origina à posteriori um relatório detalhado. Desta forma é possível conhecer a forma como utiliza a energia e respetivos consumos, obtendo aconselhamento personalizado sobre medidas de eficiência energética que podem ser implementadas para otimizar o seu negócio.

A HELEXIA pode investir na implementação das ações resultantes da auditoria, através da celebração de contratos de performance energética.

Quer seja proprietário de um edifício comercial, industrial ou hoteleiro, a implementação de ações de economia de energia é uma questão prioritária para ganhar competitividade no seu mercado.

Pronto para iniciar a sua transição energética?

Análise

consumos energéticos

Analisamos ao detalhe a situação das suas instalações, documentação e processo produtivo e sensorizamos os equipamentos para obter dados fidedignos dos seus consumos de energia.

O Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) prevê que as empresas com consumos anuais superiores a 500 tep realizem periodicamente auditorias energéticas com vista ao aumento da sua eficiência energética, com benefícios económicos e ecológicos para as suas instalações.

As empresas com consumo anual inferior a 500 tep podem optar por realizar de forma voluntária auditorias energéticas e beneficiar de medidas de eficiência energética, com benefícios económicos e ecológicos para as suas instalações.

Vamos conversar

Relatório

Auditoria energética

No relatório da auditoria energética são identificadas as medidas de poupança de energia para a sua instalação, através de um plano de racionalização dos consumos de energia com metas económicas e ecológicas a atingir.

Exemplos de possíveis projetos de economia de energia a implementar:

Iluminação Eficiente

Uma iluminação mais eficiente tem uma vida útil mais longa e pode economizar até 65% de energia.

Climatização

A melhoria dos sistemas de climatização de um edifício, aumentam o conforto térmico e a qualidade do ar.

Cogeração

Um sistema Cogeração através do aproveitamento da energia térmica pode reduzir perdas até 50%.

Frio industrial

A utilização de novos sistemas de frio industrial e a implementação de estratégias de eficiência energética pode levar a melhorias de 30%.

Otimização Energia Térmica

A recuperação da energia térmica aumenta a eficiência energética do seu processo produtivo.

Força Motriz

As melhorias obtidas dos motores de alta eficiência comparativamente com os motores convencionais podem atingir os 8%.

Sistemas de Ar Comprimido

Mais de 10% da energia elétrica consumida numa indústria é utilizada em sistemas de Ar Comprimido.

Projetos à medida

Porque ser competitivo é um desafio diário, conhecer a forma como utiliza energia no seu processo produtivo é essencial para otimizar o seu negócio.

COMO FUNCIONA?

A nossa Metodologia

Fase 1

Diagnóstico e recolha de informação

Fase 2

Execução do diagnostico e perfil energético

Fase 3

Medidas de Redução dos Custos de Energia

Fase 4

Análise Técnico-Económica das Medidas de Redução dos Custos de Energia

Fase 5

Elaboração do Plano de Racionalização de Consumos Energéticos

Projetos

separator-shape-03