Skip to content

Auditoria
energética

A avaliação do desempenho energético das suas instalações traduz-se em vantagens económicas e ecológicas para a sua empresa.

Razões pelas quais deve realizar uma auditoria energética

A energia é cada vez mais um custo importante na estrutura de uma organização. A auditoria energética permite identificar de que forma o seu processo produtivo consome energia e que medidas podem ser implementadas para otimizar o seu negócio, tornando mais eficiente.

Uma auditoria energética consiste num estudo pormenorizado e que origina à posteriori um relatório detalhado. Desta forma é possível conhecer a forma como utiliza a energia e respetivos consumos, obtendo aconselhamento personalizado sobre medidas de eficiência energética que podem ser implementadas para otimizar o seu negócio.

A HELEXIA pode investir na implementação das ações resultantes da auditoria, através da celebração de contratos de performance energética.

Quer seja proprietário de um edifício comercial, industrial ou hoteleiro, a implementação de ações de economia de energia é uma questão prioritária para ganhar competitividade no seu mercado.

Pronto para iniciar a sua transição energética?

Análise

consumos energéticos

Analisamos ao detalhe a situação das suas instalações, documentação e processo produtivo e sensorizamos os equipamentos para obter dados fidedignos dos seus consumos de energia.

O Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) prevê que as empresas com consumos anuais superiores a 500 tep realizem periodicamente auditorias energéticas com vista ao aumento da sua eficiência energética, com benefícios económicos e ecológicos para as suas instalações.

As empresas com consumo anual inferior a 500 tep podem optar por realizar de forma voluntária auditorias energéticas e beneficiar de medidas de eficiência energética, com benefícios económicos e ecológicos para as suas instalações.

Vamos conversar

Relatório

Auditoria energética

No relatório da auditoria energética são identificadas as medidas de poupança de energia para a sua instalação, através de um plano de racionalização dos consumos de energia com metas económicas e ecológicas a atingir.

Exemplos de possíveis projetos de economia de energia a implementar:

IMG_3866_edit

Iluminação Eficiente

Uma iluminação mais eficiente tem uma vida útil mais longa e pode economizar até 65% de energia.

HVAC units (heating, ventilation and air conditioning). 3D rendered illustration.

Climatização

A melhoria dos sistemas de climatização de um edifício, aumentam o conforto térmico e a qualidade do ar.

Engine of CHP unit. Diesel and gas industrial electric generator. Alternative energy for industry.

Cogeração

Um sistema Cogeração através do aproveitamento da energia térmica pode reduzir perdas até 50%.

Closeup of manometer high pressure meter measuring pressure of natural gas on industrial site with valves and pipes on the background. The meter is covered with snow in cold winter. Selective focus.

Frio industrial

A utilização de novos sistemas de frio industrial e a implementação de estratégias de eficiência energética pode levar a melhorias de 30%.

Close up hand of engineer using measuring manifold gauge for filling industrial factory air conditioners after cleaning and checking for maintenance outdoor air compressor unit.

Otimização Energia Térmica

A recuperação da energia térmica aumenta a eficiência energética do seu processo produtivo.

Large cog wheels in the motor - blue toned

Força Motriz

As melhorias obtidas dos motores de alta eficiência comparativamente com os motores convencionais podem atingir os 8%.

Manometers and pump for fire extinguishing system. Selective focus.

Sistemas de Ar Comprimido

Mais de 10% da energia elétrica consumida numa indústria é utilizada em sistemas de Ar Comprimido.
architect design working drawing sketch plans blueprints and making architectural construction model in architect studio,flat lay long banner

Projetos à medida

Porque ser competitivo é um desafio diário, conhecer a forma como utiliza energia no seu processo produtivo é essencial para otimizar o seu negócio.

COMO FUNCIONA?

A nossa Metodologia

Fase 1

Diagnóstico e recolha de informação

Fase 2

Execução do diagnostico e perfil energético

Fase 3

Medidas de Redução dos Custos de Energia

Fase 4

Análise Técnico-Económica das Medidas de Redução dos Custos de Energia

Fase 5

Elaboração do Plano de Racionalização de Consumos Energéticos

Projetos

separator-shape-03