Skip to content

Tratolixo - Auditoria

Economia estimada

0  mil€
Economia anual
0  %
Potencial de Economia de Energia
 ton/ano
Potencial de redução de CO2

Localização

Abrunheira - Mafra

Tipo de projeto

This is Tooltip!

Indústria/SETOR

This is Tooltip!

Sobre a empresa

A TRATOLIXO é uma empresa intermunicipal certificada, detida em 100% pela AMTRES – Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos – e responsável pelo serviço público de Tratamento de Resíduos Urbanos produzidos pelos mais de 800.000 habitantes dos municípios deste Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos.

Objetivos do projeto

A auditoria energética à Tratolixo teve como principal objetivo a caracterização energética das suas instalações, nomeadamente dos seus sistemas energéticos, com o intuito de determinar possíveis economias de energia numa ótica de eficiência energética e/ou redução da fatura de energia, que contribuam para melhorar o desempenho energético da instalação e a diminuição do impacte ambiental da mesma, relativamente às emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE).

No decorrer da auditoria energética realizada pela Helexia, foi analisado o desempenho energético dos vários equipamentos elétricos e de conversão térmica nas instalações da Tratolixo, alimentados a Biogás.

A análise aos dados gerais de produção e consumo de energia final (2019) evidenciou que a matriz de uso e consumo de energia da instalação encontra-se fortemente condicionada pela produção de Biogás e posterior conversão térmica, em 3 Motogeradores, para efeitos de produção de eletricidade para venda à rede. Parte da energia residual proveniente destes equipamentos é recuperada para fins processuais, sob a forma de vapor (com o recurso a uma caldeira recuperativa) e de ar quente (com o recurso a um sistema de permuta térmica).

Tendo em consideração esta circunstância, realizaram-se vários exercícios de avaliação e análise energética, tendo em vista a aferição do desempenho dos principais produtores / consumidores de energia térmica proveniente do biogás e a distribuição desta por utilização final, ao longo dos vários processos.

No ano de 2019, verificou-se que a Tratolixo (instalação da Abrunheira) teve um consumo de cerca de 7 000 tep, sob a forma de Eletricidade, Biogás e Gás Propano para o seu processo e Gasóleo consumido pelos meios de transporte inerentes à sua atividade.

Vamos conversar

OUTROS PROJETOS

separator-shape-03
This is Tooltip!

PARA EMPRESAS

Serviços Helexia

Spral5_edit
Produção de energia
Reduzir a fatura energética com produção de energia limpa e renovável
Saber mais
services-04
Gestão de Energia
Numa relação continuada, melhoramos a sua utilização de energia.
Saber mais
services-05
Economia de energia
Utilize a energia de forma eficiente e torne o seu processo produtivo mais competitivo
Saber mais
Screenshot_2
Mobilidade Elétrica
Instalamos e operamos redes de carregamento, sem custo para o hospedeiro.
Saber mais
interior of modern entrance hall in modern office building
Energy as a Service
Implementamos e investimos nos serviços necessários para oferecer o melhor conforto ao seu edíficio.
Saber mais