Skip to content

Neutroplast - Auditoria

Economia estimada

0  mil€
Economia anual
0  %
Potencial de Economia de Energia
 ton/ano
Potencial de redução de CO2

Localização

Sobral de Monte Agraço

Tipo de projeto

Indústria/SETOR

Sobre a empresa

A Neutroplast foi fundada em 1993 e nasce da necessidade de dar resposta ao mercado nacional de embalagem para a indústria Farmacêutica. É uma empresa que se distingue pela investigação, desenvolvimento e inovação de soluções de embalagens primárias e dispositivos médicos para a indústria da saúde e bem-estar.

Objetivos do projeto

O Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) prevê que as empresas Consumidoras Intensivas de Energia (CIE), com consumo energético igual ou superior aos 500 tep/ano, realizem periodicamente auditorias energéticas e celebrem acordos de racionalização de consumos de energia com o objetivo de aumentar a eficiência energética das instalações e  reduzir os seus impactos ambientais.

Apesar da Neutroplast não corresponder aos critérios de uma empresa CIE, pelo seu consumo anual de energia ser inferior aos 500tep, optou por realizar de forma voluntária uma auditoria energética com vista a aumentar a sua eficiência energética.

A auditoria energética à Neutroplast teve como principal objetivo a caraterização energética das instalações da fábrica em Sobral de Monte Agraço, que compõem a área de produção, escritórios e sistemas energéticos, com o intuito de determinar possíveis economias de energia numa ótica de eficiência energética e/ou redução da faturação de energia, que contribuam para melhorar o desempenho energético da instalação e a diminuição do impacte ambiental da mesma, relativamente às emissões de gases de efeito de estufa (GEE).

Durante a auditoria energética, os principais consumos de energia elétrica identificados, estiveram relacionados com os equipamentos de produção e de climatização, e ainda com a iluminação e ar comprimido. A execução desta auditoria permitiu identificar situações de possível e desejável aumento da eficiência energética da instalação, nomeadamente, uma central fotovoltaica para autoconsumo, financiada pela Helexia através de um Contracto de Performance Energética – ver projeto.

Esta central solar fotovoltaica de 630 painéis, veio cobrir 12% da necessidades energéticas da Neutroplast, permitindo uma produção mais sustentável, através da redução da sua pegada ecológica em 110 toneladas de CO2 anualmente, o equivalente a plantar 2800 árvores por ano.

Vamos conversar

OUTROS PROJETOS

separator-shape-03

PARA EMPRESAS

Serviços Helexia

Spral5_edit
Produção de energia
Reduzir a fatura energética com produção de energia limpa e renovável
Saber mais
services-04
Gestão de Energia
Numa relação continuada, melhoramos a sua utilização de energia.
Saber mais
services-05
Economia de energia
Utilize a energia de forma eficiente e torne o seu processo produtivo mais competitivo
Saber mais
Screenshot_2
Mobilidade Elétrica
Instalamos e operamos redes de carregamento, sem custo para o hospedeiro.
Saber mais
interior of modern entrance hall in modern office building
Energy as a Service
Implementamos e investimos nos serviços necessários para oferecer o melhor conforto ao seu edíficio.
Saber mais