Skip to content

Dominó Cerâmicas - Auditoria

Economia estimada

0  mil€
Economia anual
0  %
Potencial de Economia de Energia
 ton/ano
Potencial de redução de CO2

Localização

Condeixa-a-nova

Tipo de projeto

Indústria/SETOR

Sobre a empresa

A Dominó é uma empresa de cerâmica situada em Condeixa-a-Nova que comercializa pavimentos e revestimentos cerâmicos utilizados nos mais diversos espaços, sejam eles residenciais, comerciais e unidades hoteleiras ou espaços exteriores. Para a Dominó, a grande aposta no design dos seus produtos é o que torna esta empresa única e inovadora, levando-a a exportar cerca de 50% da sua produção que pode ser encontrada em mais de 50 países, sendo a Europa ocidental o seu mercado mais importante.

Objetivos do projeto

A energia apresenta-se cada vez mais como um custo importante na estrutura de uma organização, sendo não só um custo financeiro, mas também um custo ambiental, sendo assim crucial identificar e quantificar os fluxos de energia pelos equipamentos e seus sistemas e em paralelo promover a consciencialização para a sustentabilidade ambiental e económica.

Neste sentido, a auditoria energética à Dominó teve como principal objetivo a caracterização energética das instalações da fábrica, em particular dos seus sistemas energéticos. O principal intuito foi identificar economias de energia numa ótica de eficiência energética e/ou redução da faturação de energia com o propósito de contribuir na melhoria do desempenho energético da instalação e na diminuição do seu impacto ambiental, relativamente às emissões de gases de efeito de estufa (GEE).

A energia que é utilizada está sujeita a inúmeros processos, desde a captação, passando pela conversão, na sua fase de produção, à sua utilização final, ao longo dos quais ocorrem desperdícios. Esta ineficiência faz com que seja necessário produzir mais energia que aquela que é consumida para satisfazer as necessidades. A auditoria realizada identifica medidas de eficiência energética tem como objetivo equilibrar este balanço, traduzindo-se não só numa redução do consumo energético, mas também do custo financeiro que o mesmo acarreta.

Para o cálculo dos balanços energéticos dos equipamentos, realizaram-se vários ensaios em fevereiro de 2020, como instrumentação portátil, registadores e contadores existentes no local e informação de referência disponibilizada pela Dominó. A metodologia utilizada no âmbito das análises energéticas efetuadas teve como base os Princípios de Conservação da Massa e da Energia.

Com base nos ensaios realizados e na análise aos dados globais relativos ao período de referência, identificaram-se e avaliaram-se Medidas de Racionalização dos Consumos de Energia, com significativos potenciais de poupança energética relativos ao consumo de gás natural e energia elétrica.

Através de estabelecimento de contratos de performance energética, a Helexia pode ajudar a Domino a ser mais eficiente sem que para isso tenha de desviar capital da sua atividade Core.

Vamos conversar

OUTROS PROJETOS

separator-shape-03

PARA EMPRESAS

Serviços Helexia

Spral5_edit
Produção de energia
Reduzir a fatura energética com produção de energia limpa e renovável
Saber mais
services-04
Gestão de Energia
Numa relação continuada, melhoramos a sua utilização de energia.
Saber mais
services-05
Economia de energia
Utilize a energia de forma eficiente e torne o seu processo produtivo mais competitivo
Saber mais
Screenshot_2
Mobilidade Elétrica
Instalamos e operamos redes de carregamento, sem custo para o hospedeiro.
Saber mais
interior of modern entrance hall in modern office building
Energy as a Service
Implementamos e investimos nos serviços necessários para oferecer o melhor conforto ao seu edíficio.
Saber mais