Skip to content

Biogoma

Economia estimada

0  mil€
Economia anual
0  %
Potencial de Economia de Energia
 ton/ano
Potencial de redução de CO2

Localização

Tremês

Tipo de projeto

Indústria/SETOR

Sobre a empresa

A Biogoma é uma empresa especializada na produção e comercialização de granulado de borracha reciclada, pelo processo mecânico à temperatura ambiente, a partir de pneus em fim de vida.

Os pneus são recolhidos por diversas empresas/pontos de recolha, que devidamente autorizados pela entidade reguladora – Valorpneu – os faz chegar nas melhores condições às instalações da empresa.

Os pneus usados são transformados em nova matéria-prima, designado granulado de borracha e tem uma elevada gama de aplicações nos mais variados tipos de indústrias, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ambiente.

Objetivos do projeto

A empresa Biogoma apostou numa Auditoria Energética, no âmbito do Decreto-Lei 71/2008, de 15 de abril, relativo ao Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) e tem como objetivos genéricos caracterizar energeticamente a empresa e identificar e avaliar Medidas de Racionalização dos Consumos de Energia (MRCE).

Numa primeira fase, esta auditoria iniciou com o estudo do consumo anual de energia (2019) da Biogoma através da análise de faturas de energia e custos médios com as diferentes formas de energia. Numa segunda fase, foram analisados os valores totais anuais (2019) de produção do granulado de borracha.

Foi aplicado um modelo que permite projetar consumos futuros da instalação, avaliar níveis de poupança (em custos e consumos evitados) que se possam associar à implementação de MRCE e inferir o grau de desempenho energético da instalação, através do cálculo do Coeficiente de Desempenho Energético (CDEn) da instalação.

A Auditoria Energética permitiu caracterizar os consumos de energia da instalação, identificando-os e quantificando-os, de forma discriminada, pelos diferentes sectores e equipamentos mais relevantes. Com base neste exercício e em informação complementar fornecida pelos responsáveis da instalação, foi ainda possível, por extrapolação, estimar a desagregação global de consumos de energia elétrica no ano de referência.

Vamos conversar

OUTROS PROJETOS

separator-shape-03

PARA EMPRESAS

Serviços Helexia