Skip to content

Uma frota sustentável e certificada

Estamos no processo de converter a nossa frota com o objetivo de ter o mínimo de emissões de CO2, possível. Atualmente 56% das nossas viaturas já são 100% elétricas ou Hibridas plug-in, as restantes 44% vão ser convertidas na renovação dos contratos de renting.

No nosso Modus-operandis, combinamos economia e ecologia, com o objetivo de acelerar a transição das empresas para uma energia limpa, como tal sabemos que temos a responsabilidade de incentivar e dar o exemplo por um planeta mais sustentável, com os benefícios inerentes de poupança económica.

A introdução de veículos 100% elétricos na nossa frota, foi um processo simples pois os colaboradores já estavam bastante familiarizados com as diferentes marcas e modelos existentes no mercado. Ocorreu um processo de adaptação, principalmente em viagens longas, onde é necessário um planeamento adicional, no entanto com o crescimento da infraestrutura de carregamento, é cada vez mais fácil andar de elétrico. A HELEXIA sendo operador, também está a contribuir ativamente para que a rede de carregamento cresça.

Estamos a trabalhar para ter a certificação MOVE+ Frotas, criada pela ADENE para promover a mobilidade eficiente. Este sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis  é voluntário e irá permitir-nos identificar oportunidades poupanças de combustível (redução de custos) e de minimização de impacte ambiental através de uma gestão otimizada da nossa frota.

O sistema é baseado na valorização de boas práticas para gestão otimizada da frota a diferentes níveis, pelo que estamos a recolher informação sobre as atuais práticas na empresa na Gestão das Viaturas, Gestão de Condutores, Gestão da Manutenção e Gestão de Consumos.

Esta recolha de dados, através de uma metodologia estruturada, permite-nos avaliar a eficiência energética da frota e identificar de forma clara, áreas onde podemos melhorar. Vamos utilizar o output deste trabalho como ferramenta de reporting, comunicação e consciencialização dos utilizadores dos veículos através da avaliação e follow-up contínuo de indicadores mensuráveis de utilização das viaturas e performance das mesmas.

Acreditamos que a certificação da Frota Helexia irá igualmente motivar a nossa Equipa, assim como os Stakeholders (clientes, fornecedores e parceiros),  para a importância de uma mobilidade mais sustentável.

Helexia LO-RES FINAIS-8

EE Project Manager

Subscreva
a Newsletter

Subscreva
a Newsletter

MAIS NOTÍCIAS

separator-shape-03