Boas Ideias

Publicado a:
22/04/2020

Escrita:
Catarina Padrão

Um bom exemplo de como reduzir custos de energia


Imagine um projeto que reduza a sua fatura energética, diminua a sua dependência da rede elétrica e o torne mais sustentável ambientalmente.

Um bom exemplo é a instalação de uma Central Fotovoltaica na cobertura da loja Leroy Merlin em Loulé.

Três meses depois de iniciarmos a sua construção, chegamos ao fim deste projeto com sentimento de dever cumprido. E bem cumprido. Ainda durante o seu dimensionamento, analisámos com rigor os consumos energéticos da loja e dimensionámos a potência da instalação para que quase 90% da energia produzida pela central seja autoconsumida. Assim, conseguimos adequar a produção de energia aos consumos reais do edifício sendo que o excedente de energia produzida (cerca de 10%) é injetada na rede.

Optámos também, para a instalação da Central Fotovoltaica, por uma estrutura gravítica com inclinação, que serve de base para os 1848 painéis fotovoltaicos, sem necessidade de furar a cobertura do edifício e com inclinação otimizada para uma maior exposição solar. É de salientar que durante todo o processo de instalação a loja nunca fechou ao público, mantendo a sua atividade com normalidade.

A central está agora a produzir energia e a ser monitorizada remotamente de forma contínua, de modo a responder atempadamente a qualquer necessidade de ajuste ou intervenção, maximizando o potencial de produção de energia em tempo real.

Durante todo o processo, é sempre importante adequar e ajustar o projeto às necessidades e expectativas do nosso

parceiro, gerindo pessoas e processos e garantindo sempre que a satisfação em torno do projeto é alcançada. É por isso que somos o único interlocutor durante todo o processo, permitindo um apoio contínuo, uma comunicação mais fluida e garantindo que cada momento (financiamento, desenvolvimento, construção, operação, manutenção) é adequado às reais necessidades do nosso parceiro.

Tem sido uma experiência incrível e enriquecedora trabalhar com a Helexia. Porque é muito gratificante gerir e acompanhar projetos fotovoltaicos de A a Z, receber o feed-back positivo dos nossos parceiros e contribuir diariamente com o meu trabalho para um ambiente mais sustentável. Parabéns à Leroy Merlin e a toda a equipa de combate.”

Números Chave:

  • Potência nominal de 432 kWn – Potência pico de 508,2 kWp
  • 1848 Módulos Fotovoltaicos
  • Produção Anual: 839 MWh
  • Consumo equivalalente de famílias: 243 unidades
  • CO2 evitado: 432 t/ano
  • Equivalente de árvores plantadas: 11000 unidades
  • Taxa de autoconsumo: 89% – Taxa de cobertura FV: 47%

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top