Notícias

Publicado a:
13/07/2020

Escrita:
Ricardo Atayde

TRATOLIXO aposta numa maior eficiência

Através de uma auditoria energética com a HELEXIA, a TRATOLIXO irá identificar possíveis medidas de eficiência energética com vista à redução de custos e à redução da emissão de gases com efeito de estufa.

A HELEXIA está a desenvolver para a TRATOLIXO uma auditoria Energética no âmbito do sistema de gestão dos consumos intensivos de Energia (SGCIE). Os trabalhos propostos compreendem três fases distintas, uma primeira fase dedicada ao estudo energético pormenorizado da instalação e do processo produtivo, de forma a identificar oportunidades de melhoria de desempenho energético que permitam uma otimização global através de soluções fundamentadas e inovadoras.
A segunda fase destina-se à elaboração do Plano de Racionalização de Consumo de Energia e respetiva submissão no Portal da ADENE (Agência para a energia) e a terceira fase responde ao acompanhamento do acordo de Racionalização dos Consumo Energéticos (ARCE) através da elaboração do 1º relatórios bianual de acompanhamento e progresso (REP).

A TRATOLIXO é uma empresa intermunicipal e representa um dos mais importante Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) de Portugal, em termos de população servida, resíduos geridos, capacidade infra-estrutural, desempenho ambiental e experiência no sector. A sua atividade é responsável pelo serviço público de tratamento de Resíduos Urbanos produzidos pelos mais de 860.000 habitantes dos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, que se traduz numa área urbana de 753 km2.

Os resíduos recebidos na TRATOLIXO são sujeitos, mediante a capacidade das instalações da empresa, a processos de tratamento e valorização em conformidade com a hierarquia de gestão de resíduos, dando origem a produtos valorizáveis – que são comercializados – mas também a rejeitados, devidamente encaminhados para destino final adequado.
Durante o ano de 2019, um total de 81% dos resíduos recolhidos foram alvo de operações de reciclagem e outros tipos de valorização, enquanto que apenas 19% dos resíduos recolhidos foram encaminhados diretamente para uma operação de eliminação (aterro). O tratamento e valorização dos resíduos, estão completamente alinhados com os princípios da sustentabilidade e de economia circular, tão importantes para a competitividade da nossa sociedade.

Para a TRATOLIXO é essencial uma utilização eficiente da energia no seu processo produtivo e que se traduza numa redução de custos energéticos. É aqui que surge o contrato de serviços com a HELEXIA, que acredita e investe na transição energética e na utilização eficiente da energia. A HELEXIA vai trabalhar com a TRATOLIXO na elaboração dos planos de racionalização energética, nos relatórios de execução e progresso de medidas de eficiência energética.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top