Notícias

Publicado a:
11/08/2020

Escrita:
Ricardo Atayde

SOLADRILHO – Central Fotovoltaica, substitui cobertura de fibrocimento

A SOLADRILHO, empresa portuguesa líder no sector de pavimentos e revestimentos cerâmicos extrudidos, decidiu reforçar a aposta na sustentabilidade energética, através de uma parceria com a HELEXIA.

Esta parceria vai permitir a instalação de uma Central Fotovoltaica com uma potência de 537 kWp e uma produção anual estimada de 829 MWh, permitindo à SOLADRILHO evitar a emissão de 373 ton CO2/ano, o equivalente a plantar 9600 arvores/ano ou ao consumo energético de 166 agregados familiares.

O contrato foi celebrado no final de julho e a instalação da Central ficará concluída até final do ano.

Neste projeto foi englobada a remoção de 11.200 m2 de coberturas de fibrocimento, que serão substituídas por coberturas em painel sandwich, com um duplo benefício, elimina-se um fator de risco e produz-se energia limpa. Ganha a Empresa e ganha o Planeta. 

A instalação da Central Fotovoltaica e a renovação das coberturas representa um investimento de aproximadamente 800 mil Euros por parte da HELEXIA.

A SOLADRILHO apresenta um volume de negócio de cerca de 7,9 Milhões de Euros, exportando cerca de 85% da sua produção para mercados como França, Espanha, China, Rússia e Estados Unidos. Parte destes mercados têm apresentado indicadores de tendência de crescimento positivo no volume de negócios. A presença nos mercados externos é suportada pela aposta contínua em investigação e desenvolvimento, qualidade produtiva e uma rede de parcerias locais, que asseguram toda a cadeia de comercialização, distribuição e instalação.

José Vieira, Presidente do Conselho de Administração da SOLADRILHO afirma que ““Hoje na indústria não há segredos, há investigação”, este caminho tem permitido um crescimento sustentado com fidelização de clientes e conquista de novos mercados.

Segundo Luis Pinho, Country diretor da HELEXIA Portugal, “Um orgulho para a Helexia, estabelecer esta parceria com a Soladrilho, reforçando a sua aposta na Sustentabilidade, e a contribuição da Helexia à Transição Energética, económica e ecológica do setor produtivo e exportador Nacional”.

O consumo de energia representa cerca de 30% na estrutura de custos, sendo que a SOLADRILHO já possui uma unidade de cogeração alimentada a gás natural, cuja eletricidade é vendida à rede, com aproveitamento do calor no processo produtivo.

Com a instalação da Central Fotovoltaica para autoconsumo, a SOLADRILHO deixa clara a importância da sustentabilidade energética, e que no seu ADN industrial incorpora a inovação, a sustentabilidade e a qualidade como fatores diferenciadores num mercado global e competitivo.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top