Skip to content

Sofia Santos marca presença no evento Helexia “Mulheres com Energia”

A Helexia organiza no dia 8 de março às 10h, Dia Internacional das Mulheres, o evento online “Mulheres com Energia” que se dedica a destacar a liderança no feminino em Portugal. O evento terá transmissão Live nas plataformas Linkedin e Youtube. Sofia Santos é nossa convidada, a quem fizemos a seguinte entrevista para a conhecermos melhor.

 

Como descreve o seu percurso profissional?

Nunca pensei ser o que sou hoje. Nunca soube responder à pergunta “como se vê daqui a 5 ou 10 anos”. Nunca planeei a minha carreira. Fui respondendo a estímulos e fui aprendendo a compreender o que me faz sentir bem  e sentir mal. Esta consciência demorou tempo, mas hoje está muito clara e já não sinto aperto no coração por dizer “não” a certas possibilidades. A primeira vez que o fiz foi quando me despedi do Merril Lynch de Londres em 1999 quando tinha, nesse ano, sido a melhor “research assistant” do banco em Londres. E tenho repetido este padrão ao longo dos tempos. Vou sempre aprendendo, mas de facto necessito de ter espaço para a minha criatividade, vontade de mudar e liberdade de pensamento. Este percurso deu-me muita experiência com empresas, bancos, setor público, ongs, faculdades e organizações internacionais, e consigo compreender que temos um imenso problema de comunicação e de egos. Gosto de pensar que consigo contribuir para uma economia mais justa, equilibrada e respeitadora dos limites do planeta. Acredito que a vida tem de ter algum sentido, alguma finalidade e quero que o meu filho e a sociedade se lembrem de mim como alguém que tentou transformar o sistema para um melhor. Só o futuro dirá se este desejo será alcançado.

 

O que lhe dá mais energia no seu dia a dia?

Vontade em contribuir para a evolução humana.

 

Na sua opinião, quais são os grandes desafios das próximas gerações?

Os grandes desafios estão associados a um só: sermos capazes de criar empatia pelo outro. Se conseguirmos fazer isto, muito dos problemas mundiais, e das mulheres, serão ultrapassados.

 

Mencione um filme ou livro que a tenha inspirado.

Filme: Inception | Livro: A Mente Louca dos Grandes Líderes Mundiais

 

Que característica acha indispensável em qualquer liderança e porquê?

Empatia, proteção, gostar de ver os outros crescer e visão de futuro.

 

Que papel podem ter as instituições financeiras numa economia mais verde?

As instituições financeiras podem ser uma das principais soluções para termos uma economia mais verde ao emprestar dinheiro e investir apenas para projetos que estejam alinhados com os objetivos ambientais da Europa.

Sustainable & Climate Finance Specialist

Subscreva
a Newsletter

Subscreva
a Newsletter

MAIS NOTÍCIAS

separator-shape-03
This is Tooltip!