Notícias

Publicado a:
28/10/2022

Escrita:
Ricardo Atayde

Plano de descarbonização para empresa do setor público

A Helexia prestou um serviço de consultoria para o desenvolvimento de um plano de descarbonização para uma empresa do setor público. Este plano foi assente nos resultados da *auditoria hídrica e de materiais que a Helexia realizou e ainda numa auditoria energética já realizada. Neste plano de descarbonização, foram definidas iniciativas de combate às alterações climáticas, que podem agora ser aplicadas pela organização, gerando vários impactos positivos.

O principal objetivo do Plano de Descarbonização é apresentar medidas que potenciem a estratégia para a descarbonização da organização. Estas medidas foram organizadas para a melhoria contínua do desempenho de 3 vetores estratégicos: energia, água e materiais. O bom desempenho destes 3 vetores tem um impacto direto na redução dos consumos da organização, proporcionando-lhe benefícios ecológicos e económicos. Os benefícios ecológicos permitem uma redução dos impactos ambientais, tais como a emissão de gases com efeito de estuda para a atmosfera. A componente económica, permitirá à organização poupar em dezenas de milhares de euros anualmente.

Segundo Marta Jordão, Diretora de Operações de Eficiência Energética na Helexia, “os desafios que se colocam às organizações, para a transição energética e climática para o atingimento da neutralidade carbónica, são enormes e passam por uma atuação conjunta em vários vetores: a proteção dos recursos hídricos, a promoção da transição para uma economia circular e eficiente no uso de recursos e a redução da intensidade energética”.

 

Otimização do Nexus Água-Energia

Este plano abrange uma variedade de instalações diferentes, que pertencem à mesma empresa, desde edifícios industriais, administrativos, prestação de serviços, comércio e armazéns, numa totalidade de 9 edifícios que foram considerados. As oportunidades identificadas para a otimização das condições de uso e consumo de água levam a reduções superiores a 25% no conjunto dos 9 edifícios, o que representa uma redução no consumo de mais de 5000 m3 de água, estimado numa poupança superior a 20 mil euros por ano. As poupanças nos consumos de água têm também um impacto a nível de consumo equivalente de eletricidade, através das operações de abastecimento, depuramento, fornecimento e tratamento final da água (1 kWh/m3 fonte: ADENE – Agência para a Energia).

 

Materiais reutilizáveis e sustentáveis

O plano de descarbonização para esta empresa pública contempla também medidas para a otimização do consumo de materiais, com vista à eliminação de produtos consumíveis descartáveis. Adicionalmente, a introdução de trapos reutilizáveis para a limpeza das máquinas de impressão, através da introdução de um sistema de economia circular, pode levar a poupanças estimadas em mais de 11 mil euros por ano.  Também no arquivo, há medidas que podem ser implementadas, ao torná-lo online, processo que já está em curso com o projeto de digitalização da empresa e que estima um potencial de redução do consumo de cópias e impressões na ordem dos 40%.

 

*A metodologia seguida para a realização da auditoria hídrica e de materiais está de acordo com o estipulado na Resolução do Conselho de Ministros nº104/2020, de 24 de novembro (RCM nº104/2020), que aprova o Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública para o período até 2030 (ECO.AP 2030), com todos os elementos a considerar na realização deste tipo de auditorias, bem como na elaboração do Plano de Eficiência ECO.AP (PE).

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top