Skip to content

O que podemos aprender com as Abelhas?

Para assinalar o Dia Mundial das Abelhas, estivemos à conversa com o Ivo David, 27 anos de idade, Site Engineer na Helexia e apicultor por paixão. Foi no Parque Florestal de Monsanto, onde tem várias colmeias instaladas, que o Ivo e o seu pai nos mostraram um pouco mais sobre o mundo das abelhas e do seu importante papel no planeta. Nos tempos livres, o Ivo dedica-se à Apicultura com o seu pai, uma atividade que iniciou em criança e que mantem até aos dias de hoje.

 

A importância das abelhas

As abelhas são um dos seres vivos mais cruciais no planeta terra. São responsáveis pela polinização da flora terrestre que alimentam uma grande parte da população mundial. Não só a população humana, mas também os animais estão muito dependentes das plantas para se alimentarem. Neste Dia Mundial das Abelhas é importante evidenciar o papel das abelhas na promoção da biodiversidade e promover práticas que minimizem o impacto nestes insetos, tal como reduzir o uso de pesticidas na agricultura e minimizar os efeitos das alterações climáticas, assegurando a sua sobrevivência.

 

As abelhas em Portugal

Em Portugal, existem centenas de espécies de abelhas que se dedicam à polinização, um serviço gratuito, imprescindível e de valor ecológico, que permite a reprodução das plantas, tornando-as maiores e com mais qualidade. Existem ainda as abelhas que para além desta função, produzem mel, as melíferas, através da retirada do néctar das plantas. O mel é armazenado pelas abelhas dentro das suas casas – as colmeias – e serve de fonte para se alimentarem em épocas de menos alimento, ou no inverno ou em tempos de seca, por exemplo.

 

Como funciona uma colmeia

A sociedade das abelhas é conhecida pela sua excecional organização – é constituída pela rainha, as operárias e os zangões. A rainha é uma fêmea fértil, que pode viver mais de 5 anos e encarrega-se de procriar e organizar toda a colmeia. As operárias recolhem o néctar das plantas, alimentam as larvas e os zangões e produzem cera para a construção da colmeia, além de estarem responsáveis pela sua segurança e limpeza; vivem aproximadamente 30 dias. Os zangões têm a função de fecundar a rainha e morrem pouco depois.

Hoje, através de diversas técnicas de apicultura que não prejudicam as abelhas e as suas colmeias, podemos recolher o seu mel com propriedades que trazem diversos benefícios nutricionais e terapêuticos, reconhecidos desde a antiguidade. Para além do mel, os apicultores podem ainda produzir geleia real, pólen, própolis e cera das abelhas.

 

 

Ivo, engenheiro de profissão, apicultor de coração

Desde criança o Ivo tem como hobbie a apicultura. Juntamente com o seu pai, tratam de mais de 250 colmeias e produzem cerca de 2000 quilos de mel por ano. No *Parque Florestal de Monsanto – o Pulmão de Lisboa – têm várias colmeias onde nos mostraram todo o processo para manterem as abelhas seguras e saudáveis e recolherem o seu mel. Ao chegarmos, vestiram os seus fatos e luvas para garantirem que o processo decorre com toda a segurança, evitando as picadas. Utilizaram também um fumigador que produz fumo e que vai deixar as abelhas mais calmas, facilitando toda a operação.

A apicultura e o contacto com a natureza influenciaram a vida do Ivo. A energia do sol, do vento e da água trouxeram-no até ao mundo das energias renováveis onde é hoje Site Engineer na Helexia, gerindo a instalação de centrais solares fotovoltaicas. O Ivo gosta de fazer as suas atividades profissionais ao ar livre, tal como visitar as várias instalações, contribuindo diariamente para um mundo mais sustentável através da redução das emissões de gases com efeito de estufa que esta tecnologia de energia renovável proporciona. O Ivo trabalha para um mundo mais limpo onde as abelhas possam continuar a desempenhar o seu importante papel na natureza.

 

*Parque Florestal de Monsanto – é um parque situado em Lisboa, bastante atrativo do ponto de vista paisagístico, com certificação de gestão florestal (FSC®), gerido de forma ecologicamente adequada.

Fotografia-Ivo-David

Site Engineer

Subscreva
a Newsletter

Subscreva
a Newsletter

MAIS NOTÍCIAS

separator-shape-03