Notícias

Publicado a:
22/09/2022

Escrita:
Ricardo Atayde

MOVE+, empresas eficientes têm frotas eficientes


O que é o MOVE+ e qual a sua aplicabilidade?

O MOVE + é um sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis de ligeiros, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia.

O MOVE+ introduz uma classificação que permite conhecer, numa escala de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente), o nível de eficiência energética da frota automóvel de uma empresa.

Este é um sistema voluntário que permite identificar oportunidades e poupanças de combustível e de minimização do impacto ambiental, através da redução das emissões de CO2, no uso das viaturas.

A sua implementação traz redução de custos para as empresas, fator essencial para a competitividade dos negócios. Tal como mencionado acima, a poupança de combustível atua na redução de impacte ambiental através de uma gestão otimizada da frota automóvel.

 

O MOVE+ é uma ferramenta útil para as que as empresas possam ter poupanças e eficiência com as suas frotas?

Sim. É um sistema que integra uma metodologia estruturada e uma abordagem sistemática para avaliação da eficiência energética da frota. Ao aplicarmos a metodologia MOVE+ identificamos claramente as áreas onde as empresas podem otimizar a sua frota com ações concertas a implementar.

 

A que tipo de frotas se aplica, que tipo de informação é necessária e quais os indicadores que são medidos?

Neste momento, o sistema MOVE+ aplica-se a frotas de veículos ligeiros, mas brevemente irá estender-se a frotas de veículos pesados de mercadorias e de passageiros.

O sistema é baseado na valorização de boas práticas para melhor gestão da frota a diferentes níveis. Recolhemos informação sobre as atuais práticas na empresa, ao nível da Gestão das Viaturas, Condutores, Manutenção e Consumos.

A monitorização dos indicadores como consumo específico e emissões especificas é realizada mensalmente ao nível da globalidade da frota e individualmente, através do condutor, tornando a informação acessível, online para todos os colaboradores.

 

A HELEXIA já implementou o MOVE+ na sua frota. Quais os benefícios que a Helexia obteve com a aplicação desta metodologia?

Na Helexia implementámos o sistema MOVE+ em 2020 e obtivemos a emissão da certificação energética da frota pela ADENE. A Certificação vem reconhecer a aposta que tem sido feita pela nossa empresa na melhoria contínua da frota ao nível da eficiência energética, ajudando também a identificar as oportunidades de redução dos custos operacionais, redução das emissões de CO2 e a tornar a nossa frota mais sustentável.

Estamos a conseguir ter uma abordagem sistemática na avaliação da eficiência energética da nossa frota e a identificar claramente áreas onde podemos melhorar.

Utilizamos também o output deste trabalho como ferramenta de reporting, comunicação e consciencialização dos utilizadores dos veículos da nossa frota através da avaliação e follow-up contínuo de indicadores mensuráveis no que respeita à utilização das viaturas e performance das mesmas.

 

Para as empresas que têm interesse em adotar este sistema, o que devem fazer e quanto tempo demora o processo (em média)?

As empresas que estiverem interessadas em implementar o sistema MOVE+ podem contactar-nos para em conjunto, fazermos uma primeira avaliação e definirmos a abordagem para implementação do sistema. Dependendo de empresa para empresa, do número de veículos que compõem a sua frota e quão desenvolvido está o seu sistema de monitorização e controlo, a implementação do sistema poderá durar entre 3 a 6 meses até 1 ano.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top