Notícias

Publicado a:
01/04/2022

Escrita:
Ricardo Atayde

Helexia anuncia aquisição da Cap Sud, especialista em coberturas solares para edifícios agrícolas


Press Release: ver aqui

 

Fundada em 2006, a Cap Sud é especializada no desenvolvimento, construção e operação de centrais de energia fotovoltaica em coberturas de edifícios agrícolas, cuja energia é utilizada pelos agricultores ou vendida à rede. A Cap Sud opera atualmente 344 coberturas fotovoltaicas agrícolas que representam um total de aproximadamente 35 megawatts.

“Gostaria de dar as boas-vindas a cada um dos 110 colaboradores que se estão a juntar às nossas equipas. Juntos, conseguiremos acelerar o crescimento das atividades da Cap Sud, para o qual a Helexia fornecerá suporte operacional e nova capacidade de investimento. Estou satisfeito por poder contar com as equipas e gestores da Cap Sud, para garantir o sucesso coletivo deste projeto estratégico para o grupo”, disse Benjamin Simonis, CEO da Helexia.

No atual contexto de tensões internacionais e altos preços da eletricidade no mercado grossista, a aquisição da Cap Sud permitirá à Helexia acelerar ainda mais o seu crescimento em França no setor de coberturas solares rurais e urbanas, ajudando os agricultores a estarem mais robustos economicamente e a responder à estabilidade do sector agrícola no mercado francês. Ao mesmo tempo, a aquisição da Cap Sud pela Helexia permitirá ao grupo Voltalia oferecer aos agricultores uma gama mais ampla de produtos e serviços, promovendo sinergias internas dentro do grupo e aumentando particularmente a capacidade de fornecimento de equipamentos. Além disso, a subsidiária da Cap Sud, My Sun, fortalecerá o negócio de coberturas solares da Voltalia para o residencial, que opera em parceria com grandes grupos de retalho, tal como Ikea e Leroy Merlin.

“Com a Cap Sud, a Helexia e Voltalia responderão ainda melhor perante as prioridades de políticas públicas designadas a acelerar a produção de eletricidade local e renovável, no atual contexto de crise internacional e preços altos no mercado de eletricidade. Juntas, Cap Sud, Helexia e Voltalia poderão oferecer aos agricultores um pacote abrangente de parcerias que incluem coberturas solares em edifícios agrícolas, projetos agrivoltaicos, projetos fotovoltaicos no solo e projetos de energia eólica”, disse Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.

O grupo Cap Sud emprega atualmente 110 colaboradores em várias entidades que se juntarão à Helexia e Voltalia: Gavriane, Cap Sud France, My Sun, Securisol e Buck&Co.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top