Notícias

Publicado a:
14/03/2022

Escrita:
Ricardo Atayde

Energia do sol, todos os raios são rentáveis


O estudo individualizado das centrais solares fotovoltaicas garante a rentabilidade na produção de energia, a maximização de poupanças económicas e a redução da pegada ecológica das empresas.

Do conjunto de tecnologias de energia renovável disponíveis no mercado, no curto prazo, a Energia Solar é a que tem maior potencial de crescimento. É igualmente a tecnologia que tem crescido mais em Portugal. As razões principais para este fator assentam no facto dos painéis solares estarem cada vez mais evoluídos e mais eficientes com uma durabilidade bastante elevada, que pode chegar aos 30 anos. A recuperação do investimento necessário é também cada vez mais rápida devido à recente imprevisibilidade do preço da energia elétrica. Em Portugal, juntam-se ainda os fatores da forte radiação solar que varia entre 2200 e 3000 horas de sol por ano, tornando-o num dos países europeus mais vantajosos para a produção de energia elétrica através do sol. Em comparação, a Alemanha, por exemplo, tem uma radiação solar média bastante inferior, que varia entre as 1200 e as 1700 horas anualmente.

energia elétrica é uma necessidade transversal aos diversos setores da economia, que pelo aumento crescente dos preços têm cada vez mais apetência a tornarem-se mais autónomos da rede elétrica e de reduzir a sua fatura energética. A produção de energia solar em autoconsumo tem a capacidade de garantir às empresas estes fatores, ajudando a que os preços de operação baixem e a sua produção seja mais competitiva no mercado nacional e internacional.

A par das vantagens económicas são também cada vez mais as políticas públicas que apelam aos esforços das empresas para uma verdadeira transição para fontes renováveis.  É urgente diminuir a produção de energia através de combustíveis fósseis, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, diminuir a temperatura do planeta e assim minimizar os impactos das alterações climáticas.

A Helexia é flexível na forma como aborda o mercado e tem disponíveis 2 modelos possíveis para o desenvolvimento de projetos: (1) o modelo ESCO (Energy Service Company) em que através de um contrato de performance energética fazemos todo o investimento necessário na central, acompanhando o projeto desde o seu dimensionamento e construção até à operação e manutenção ou (2) através do modelo EPC (engineering, procurement, & construction) com o investimento do cliente, onde a Helexia é responsável pela construção e acompanhamento técnico da central.

Na Helexia, sempre que recebemos um novo projeto, analisamos a fatura energética detalhada ou o diagrama de cargas do cliente onde são verificados detalhadamente os consumos energéticos da empresa ao longo do ano. Esta primeira análise permite conhecer em pormenor o perfil de consumo do cliente, servindo de ponto de partida para desenhar a central fotovoltaica, atendendo às necessidades energéticas específicas do cliente, no presente e no futuro.

Uma das grandes vantagens das centrais solares fotovoltaicas é a sua baixa necessidade de manutenção, no entanto, uma correta manutenção preventiva e limpeza dos painéis solares mantêm os níveis de produção otimizados.

Através do estudo detalhado e desenho personalizado dos sistemas solares fotovoltaicos, a Helexia garante aos seus clientes o máximo e mais rápido retorno sobre o investimento realizado na central solar. Garante ainda a máxima eficiência e poupanças económicas, aumentando também a sua independência da rede elétrica ao mesmo tempo que reduz a sua pegada carbónica, contribuindo assim para um desenvolvimento mais sustentável.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top