Skip to content

Energia do sol, todos os raios são rentáveis

O estudo individualizado das centrais solares fotovoltaicas garante a rentabilidade na produção de energia, a maximização de poupanças económicas e a redução da pegada ecológica das empresas.

 

Do conjunto de tecnologias de energia renovável disponíveis no mercado, no curto prazo a Energia Solar é a que tem maior potencial de crescimento. É igualmente a tecnologia que tem crescido mais em Portugal. As razões principais para este fator assentam no facto dos painéis solares estarem cada vez mais evoluídos e a custos mais reduzidos; serem cada vez mais eficientes e com uma durabilidade bastante elevada, que pode chegar aos 30 anos. Em Portugal, juntam-se ainda os fatores da forte radiação solar que varia entre 2200 e 3000 horas de sol por ano, tornando-o num dos países europeus mais vantajosos para a produção de energia elétrica através do sol. Em comparação, a Alemanha, por exemplo, tem uma radiação solar média bastante inferior, que varia entre as 1200 e as 1700 horas anualmente.

A energia elétrica é uma necessidade transversal aos diversos setores da economia, que pelo aumento crescente dos preços têm cada vez mais apetência a tornarem-se mais autónomos da rede elétrica e de reduzir a sua fatura energética. A produção de energia solar em autoconsumo tem a capacidade de garantir às empresas estes fatores, ajudando a que os preços de operação baixem e a sua produção seja mais competitiva no mercado nacional e internacional.

A par das vantagens económicas são também cada vez mais as políticas públicas que apelam aos esforços das empresas para uma verdadeira transição para fontes renováveis.  É urgente diminuir a produção de energia através de combustíveis fósseis, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, diminuir a temperatura do planeta e assim minimizar os impactos das alterações climáticas.

Na Helexia, para cada novo projeto de energia solar fotovoltaica é realizado um estudo personalizado e em profundidade para garantir a máxima rentabilidade do projeto naquela localização, atendendo às características individuais de cada cliente, que variam de acordo com a sua arquitetura e infraestrutura únicas e características do setor de atividade a que pertencem. Para detalharmos mais os aspetos que são considerados neste estudo, falámos com Ricardo Rebelo que assume a função de Photovoltaic Study Engineer na Helexia e nos explicou de forma muito simples as etapas principais deste processo.

O Ricardo, sempre que recebe um novo projeto, analisa, juntamente com a sua equipa, a fatura energética detalhada ou o diagrama de cargas do cliente onde são verificados detalhadamente os consumos energéticos da empresa ao longo do ano. Esta primeira análise permite conhecer em pormenor o perfil de consumo do cliente, servindo de ponto de partida para desenhar a central fotovoltaica, atendendo às necessidades energéticas específicas do cliente, no presente e no futuro.

Através da recolha de imagens de satélite, as instalações da empresa são analisadas ao pormenor, avaliando um vasto número de fatores, tais como: a sua zona geográfica, o espaço disponível para a instalação da central, a orientação solar e todas as sombras criadas pela infraestrutura. É posteriormente avaliada a melhor localização para a instalação da central, optando por uma ou mais das três principais possibilidades: (1) na cobertura do edifício, onde é realizado um estudo de estabilidade para averiguar as condições da estrutura para receber a central, (2) no parque de estacionamento, através da instalação de um carport, que serve de proteção aos veículos estacionados e pode ainda combinar com a instalação de carregadores para veículos elétricos e (3) no solo, quando não se prevê o uso desta área no longo prazo.

Assim que é definida a localização da central, é então utilizado um software especializado para desenho da central solar. O número de painéis solares necessários é identificado, assim como a sua potência e inclinação, garantindo a produção de energia elétrica necessária à satisfação das necessidades energéticas daquelas instalações. Neste desenho, fica ainda contemplada a localização dos inversores, que deverá ser próxima do local onde a energia é utilizada, evitando o desperdício energético que acontece na normal distribuição da energia. São ainda atribuídos corredores ao longo da central que vão depois permitir o acesso das equipas de manutenção e limpeza dos painéis. Uma das grandes vantagens das centrais solares fotovoltaicas é a sua baixa necessidade de manutenção, no entanto, uma correta manutenção preventiva e limpeza dos painéis solares mantêm os níveis de produção otimizados.

Através do estudo detalhado e desenho personalizado dos sistemas solares fotovoltaicos, a Helexia garante aos seus clientes o máximo e mais rápido retorno sobre o investimento realizado na central solar. Garante ainda a máxima eficiência e poupanças económicas, aumentando também a sua independência da rede elétrica ao mesmo tempo que reduz a sua pegada carbónica, contribuindo assim para um desenvolvimento mais sustentável.

PV Study Engineer

Subscreva
a Newsletter

Subscreva
a Newsletter

MAIS NOTÍCIAS

separator-shape-03
This is Tooltip!