Skip to content

Energia como fator de competitividade para exportação

Para assistir ao evento online clique aqui.

Com o aumento da concorrência e do ritmo de inovação, a internacionalização é extremamente importante para a maioria das empresas portuguesas.

A internacionalização exige que a empresa reúna competências únicas, que a possibilitem diferenciar-se e serem competitivas num mercado global. Um desses fatores é a gestão minuciosa da energia, que representa uma fatia muito importante do custo industrial e que pode contribuir para o aumento da sustentabilidade do negócio. Eficiência produtiva aliada a uma boa eficiência energética permite obter elevados níveis de performance, concretizados em produtos de qualidade e com preços que permitem competir nos mercados internacionais.

 

  • Gerir energia é otimizar?
  • O consumo de energia por m2 ou por unidade de produto é um KPI determinante para a competitividade do negócio?
  • É possível realizar as mesmas atividades, com maior autonomia energética e com mais energia renovável?
  • Quais os indicadores de eficiência energética que devemos seguir e comunicar aos clientes?
  • Os investimentos nas empresas e os incentivos vão ter critérios de avaliação “mais verdes”?

 

Estas são alguns dos temas que iremos debater no dia 26 de Maio num debate moderado por Bárbara Silva, Editora do Capital Verde | ECO – Economia online.

O Green deal Europeu está a mudar a forma como política pública, investimento privado e sistema financeiro encaram as necessidades de investimento e crescimento, associando-se cada vez mais com projetos de transição energética, neutralidade carbónica, eficiência energética, redução de desperdício e economia circular.

Todos estes fatores são desafios para as empresas mas também excelentes oportunidades, que podem manifestar-se de várias formas produzir e consumir localmente energia limpa, ter processos produtivos mais eficientes e sensorizar o seu processo produtivo para detetar e evitar desperdício energético.

Estes pontos são essenciais para empresas competitivas e sustentáveis.

Seguramente bons motivos para assistir a este debate que será transmitido online.

Link para evento aqui.

Subscreva
a Newsletter

Subscreva
a Newsletter

MAIS NOTÍCIAS

separator-shape-03