Notícias

Publicado a:
27/10/2021

Escrita:
Ricardo Atayde

COP26: um momento crucial para o combate às alterações climáticas

Ao longo de quase 3 décadas a ONU tem reunido quase todos os países para debaterem o clima global – nas chamadas COP – que significa “Conferência das Partes”. Ao longo destes 30 anos o tema do clima tornou-se numa questão central e numa prioridade a nível global. Este ano, será 26ª conferência anual – recebendo o nome de COP26.

O Reino Unido será o anfitrião desta conferência em Glasgow, na Escócia.  Os diferentes líderes mundiais vão estar reunidos durante 12 dias, entre 31 de Outubro e 12 de Novembro, para debaterem e acordarem um plano de ação para as alterações climáticas.

 

A base: O acordo de Paris

Foi na COP21 que se celebrou o Acordo de Paris, no ano de 2015. Pela primeira vez, todos os países concordaram em trabalhar em conjunto para reduzirem as suas emissões de gases com efeito de estufa, com o objetivo de limitar o aquecimento global abaixo dos 2 graus e se possível, limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais.

Este é um compromisso importante para reduzir a intensidade das alterações climáticas, reduzindo os riscos de escassez de alimentos e água, menores riscos para um crescimento económico sustentado e colocará menos espécies em perigo de extinção. Os riscos e ameaças à saúde humana pela poluição do ar, doenças, malnutrição e exposição ao calor extremo, também estarão reduzidos se alcançarmos este compromisso.

Com o Acordo de Paris, os países comprometeram-se a desenhar planos nacionais para a redução das suas emissões e apresentá-los a cada cinco anos.

 

Os objetivos da COP26

  1. Mitigação – Assegurar as zero emissões para limitarmos o aquecimento global
  2. Adaptação – Adaptar para proteger comunidades locais e habitas naturais
  3. Financiamento – Mobilizar financiamento “verde” público e privado
  4. Colaboração – Trabalhar em conjunto para atingir os objetivos

 

Como vai decorrer a COP26?

A atividade da COP26 irá ocorrer em 2 zonas diferentes – a Zona Azul e a Zona Verde.

A Zona Azul está designada para pessoas registadas nos Órgãos da ONU, encarregados de coordenar a resposta às alterações climáticas – a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC). Nesta Zona Azul, podem participar representantes de uma delegação nacional, trabalhadores das Nações Unidas e organizações e agências relacionadas e membros dos media ou de organizações sem fins lucrativos.

Na Zona Azul, os delegados de países reúnem-se para negociações formais e consultas informais. Podem ainda participar em reuniões com outras delegações para esclarecer as suas posições e interesses com o objetivo de chegar a um acordo ou de superar um impasse nas negociações. A UNFCCC também sediará uma série de eventos, incluindo briefings técnicos para apoiar o processo de negociações.

A Zona Verde é destinada ao público em geral. Haverá uma grande variedade de eventos, incluindo workshops, exposições e instalações de arte, bem como apresentações, demonstrações de tecnologia e apresentações musicais para todos os participantes.

 

Agenda da COP26

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top