Notícias

Publicado a:
19/10/2021

Escrita:
Ricardo Atayde

Bomporto Hoteis – gestão de energia com benefícios económicos visíveis

Para o grupo Bomporto Hotéis é importante ser eficiente do ponto de vista energético, caminho que sai reforçado numa altura em que os preços da energia e a volatilidade do mercado energético, se faz sentir. A implementação de medidas na otimização da energia nos seus Hotéis através da redução dos consumos operacionais, ajuda na competitividade e redução da sua pegada carbónica.

Desde o início do presente ano de 2021, a Helexia tem acompanhado os Hotéis Bomporto – Vintage e Lumiares – nesta jornada da gestão de energia que se traduz em eficiência energética crescente. O projeto que tem vindo a ser desenvolvido tem como objetivo promover as boas práticas, tanto na melhoria da gestão e utilização de energia, sem colocar em causa 2 aspetos fundamentais numa unidade hoteleira: o conforto e a qualidade dos serviços.

As boas práticas implementadas através do projeto de gestão de energia da Helexia trouxeram benefícios económicos imediatos aos Hotéis Bomporto, tanto pela identificação do mau funcionamento dos condensadores de baterias, que trouxe uma poupança de  7% ao mês na fatura energética, como pela identificação de consumos residuais, com um potencial de poupança entre 1% e 2% ao ano.

 

O projeto foi implementado em 2 fases:

Fase 1 – Inicialmente, o projeto contou com a instalação de contadores de energia que integrou dados de consumo num software assente numa plataforma online e acessível em qualquer localização. Esta plataforma interativa permite fazer diagnósticos e gestão de energia sobre os consumos energéticos e consumos de água, onde foram identificadas ações corretivas concretas com vista à otimização dos consumos gerais.

Fase 2 – Posteriormente foram desenhados dashboards que permitem ao Bomporto acompanhar os seus consumos energéticos e identificar a energia utilizada nas diferentes áreas do hotel. A informação disponibilizada permite cruzar os dados com diferentes fatores que podem influenciar os seus consumos (condições climatéricas, condições operação do hotel, ocupação) permitindo identificar, antecipar e otimizar os consumos energéticos ao longo do ano.

A possibilidade de recolher dados energéticos permite ao Grupo Bomporto compreender como é usada a energia nos seus hotéis, identificar problemas e desperdícios de energia e consumo de água e atuar com medidas de redução dos consumos energéticos que trazem vantagens económicas e evitam emissões de gases com efeito de estufa.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top