Notícias

Publicado a:
29/07/2020

Escrita:
Ricardo Atayde

Hotéis Bomporto, como o IOT pode melhorar a eficiência energética

Dentro de cada um dos espaços BOMPORTO transparece o ADN de serem hotéis boutique, charmosos e amistosos que fazem cada cliente sentir-se em casa. Qualquer um dos 3 hotéis : Lumiares, Vintage e Rebello estão integrados em belos edifícios antigos que foram trazidos firmemente para o século XXI com estilo e charme, sem perder de vista sua herança.

O Lumiares, um boutique hotel e spa, no coração da zona do Bairro Alto, em Lisboa, com quartos de estilo apartamento, acolhe o Lumi Rooftop, o restaurante e bar no último andar, aberto todo o dia. No rés-do-chão encontra-se o The Rebel Café, um conceito “coffee-house” contemporâneo com gelados artesanais.

O The Vintage Hotel & Spa  localizado entre o Príncipe Real e a Av. da Liberdade, com 56 quartos,  apresenta instalações com um design que incorpora a “inovação, a imaginação e a individualidade”. Exemplos disso são o jardim vertical suspenso, o restaurante Blue, o V rooftop bar e lounge, e o próprio spa. Os quartos, todos diferentes, contam a sua própria história e incorporam “o luxo e o glamour que caracterizam os anos 50, 60 e 70”.

O Rebello nasceu de vários edifícios de grandes armazéns em frente às margens do rio Douro em Gaia, com vista para o Porto e ira possuir 100 apartamentos. Todo o espaço foi concebido para respeitar e sublinhar o seu património distintivo; quartos com tetos altos e enormes janelas industriais, apartamentos em estilo loft e vistas para o rio. O hotel fica a cinco minutos a pé do de restaurantes e bares de Gaia e de parte das caves de Vinho do Porto.

A BOMPORTO com o intuito de se tornar mais eficiente do ponto de vista energético e de escudar o seu negócio ao  aumento exponencial do preço da energia e à volatilidade do mercado energético, quis otimizar o seu consumo de energia, reduzindo custos operacionais.  Estes são tempos para ganhar maior competitividade e de aliar eficiência energética com a diminuição do impacto no ambiente.

É neste contexto que a abordagem 360 da HELEXIA abre espaço para a parceria na gestão energética da BOMPORTO hotéis.  A HELEXIA através de tecnologia IOT sensorizou vários equipamentos, o que  permite monitorizar em tempo real os consumos reais dos hotéis, com alarmística associada. Todo este trabalho vai permitir a emissão de relatórios periódicos do desempenho energético, que  vão ser importantes para a avaliação de oportunidades de eficiência energética. Ainda dentro destes contexto vão ser realizadas  auditorias e a emissão de  certificados energéticos, assim como trabalhar para a certificação ISO 50001:2015 dos hotéis.

Segundo Nicolas Rouco, diretor geral da BOMOPORTO hotéis, existe um compromisso na gestão sustentável, para redução de impacto no planeta, isso passa igualmente pela promoção de emprego sustentável e relações comerciais locais, ajudando dessa forma a economia local. Nicolas Rouco, afirma igualmente que a energia representa 5% da estrutura de custos de um hotel. Ao ter um plano de gestão de energia sustentável com a Helexia, pode reduzir o consumo, e igualmente a pegada de carbono, o que permite oferecer aos clientes mais serviço através da poupança gerada, para além de que, grande parte dos clientes valoriza práticas sustentáveis.

Para João Guerra, diretor de Marketing da HELEXIA, esta parceria com a BOMPORTO é reforçada pela existência de um ADN e visão comum relativamente a praticas de gestão sustentável, sendo o sector do turismo, de grande importância para a HELEXIA, trabalhamos em medidas de economia e gestão de energia num sector estratégico para o país.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top