Notícias

Publicado a:
07/07/2021

Escrita:
Ricardo Atayde

A TUPAI – uma indústria com matéria-prima 100% reciclável

Ao chegarmos à fábrica da TUPAI na bonita cidade de Águeda, não podemos ficar indiferentes ao seu imponente Carport Solar que dá as boas-vindas a quem visita esta empresa exportadora que opera na área da Metalomecânica. É com esta receção que antecipamos um pouco daquilo que podemos encontrar na TUPAI – inovação e sustentabilidade.

A TUPAI desenvolve e produz uma ampla gama de ferragens para a indústria da construção civil, mobiliário e venda a retalho. O forte investimento em serviço, qualidade e design, o rigor na produção e a tecnologia utilizada, tem permitido uma diferenciação relativamente aos diferentes concorrentes e tem por isso levado a TUPAI a colaborar com grandes marcas internacionais, em projetos exclusivos. Esta estratégia tem levado a empresa a diferentes países, exportando hoje mais de 80% da sua produção para diferentes mercados como Europa de Leste, Alemanha, Suécia, Reino Unido, França e Estados Unidos.

 

 

Energia limpa

Recentemente foi ligada a central fotovoltaica desenvolvida pela Helexia e que alimenta a fábrica da TUPAI. A central é parte integrante de um grupo de medidas que a TUPAI tem implementado ao longo dos últimos anos, através do seu sistema de gestão ambiental, certificado pela norma ISO 14001. A TUPAI foi a primeira empresa portuguesa neste sector a obter a certificação, conferindo um elevado sentido de responsabilidade para com o meio ambiente.

Para a Tupai, os benefícios de ter uma central solar fotovoltaica são claros : “usufruir de uma óbvia e fundamental redução do custo da energia, a par com a redução das emissões de CO2 que estão adstritas à produção da empresa”, afirma Rui Santos, Diretor Industrial da TUPAI. A central fotovoltaica com uma potência de 750 kWp é constituída por painéis na cobertura e por um carport solar instalado no parque de estacionamento, que proporciona sombra e proteção a veículos de colaboradores e visitantes.

Segundo Sónia Santos diretora de Marketing da Tupai “O impacto visual do carport solar, para quem visita a fábrica, vai ao encontro do que pretendemos: inovação, preocupação, sustentabilidade”.

A central fotovoltaica tem uma produção anual estimada de 1,1 GWh de energia que responde a 27% das necessidades energéticas da TUPAI. São dezenas os processos fabris alimentados a energia renovável, que dão origem a peças únicas, de qualidade e design característico, vindas de matérias-primas como o latão, o zamac e outras.

 

O Produto

A matéria-prima utilizada pela TUPAI é 100% reciclável. Todas as sobras das peças, aparas e peças rejeitadas podem ser recicladas (quase) infinitamente. Desta forma, mais de um terço do latão adquirido pela TUPAI para a produção dos seus produtos, é reciclado de processos anteriores, levando a que quase todas as peças produzidas tenham material reciclado.

A complexidade e quantidade de processos que esta matéria-prima atravessa termina em peças de grande qualidade e particularidade. Como afirma Rui Santos,alguns produtos são fabricados e terminados de uma forma quase artesanal. Algumas das peças que fazemos são efetivamente peças únicas e são irreplicáveis”.

A embalagem em que o produto é distribuído foi também alterada e repensada ao pormenor para ser mais sustentável, de papel reciclado e sem espumas e outros materiais sintéticos. 

 

A Gestão Ambiental

A gestão da água tem sido uma das grandes preocupações da Tupai e por isso foram colocadas várias medidas em prática como a instalação de um sistema de cascata de reaproveitamento de água para lavagem de peças. Há cerca de 2 anos esta medida foi complementada com “um sistema de monitorização e afinamento dos sistemas das águas de lavagens e conseguimos reduzir o consumo de água em cerca de 30%” afirma Rui Santos.

A TUPAI faz também o tratamento das águas através das suas 2 estações de tratamento de águas residuais (ETAR) que funcionam 24 horas por dia. Estas estações de tratamento são controladas para manter os níveis e valores dentro dos limites legais.

 

A Comunidade

Para o sucesso da TUPAI, os seus cerca de 210 trabalhadores têm contribuído com o seu esforço e conhecimento ao longo de mais de 40 anos, para manter o rigor e qualidade dos produtos produzidos.

Dentro da comunidade de Águeda a TUPAI tem uma parceria forte e duradoura com a CERCIAG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda onde têm surgido várias iniciativas de responsabilidade social, no sentido de apoiar esta associação e os seus utentes, seja por donativos ou pela oferta de oportunidades de estágio e de trabalho.

 

Uma empresa de futuro

A Tupai que foi fundada há  45 anos, nunca parou de evoluir. Atualmente a fábrica ocupa uma área de 21.000 m2, dá emprego a mais de 210 colaboradores, exportando 80% do seu volume de negócios.

O seu sucesso deve-se a uma aposta continuada no serviço ao cliente e aos contínuos avanços tecnológicos nos processos de fabricação, que permitem  melhor qualidade e design. Desta forma diferenciou-se de concorrentes originários da Asia, cujo foco é essencialmente no preço.

O respeito pelo meio ambiente é outro dos pilares assumidos, tendo sido essencial para conquistar a exigência de vários clientes nos mercados externos. Este cariz exportador implica uma gestão minuciosa da energia, que representa uma fatia muito importante do custo industrial. 

Com todos estes fatores, aos quais podemos adicionar o respeito pela comunidade e pelas pessoas, podemos afirmar que a Tupai é uma empresa com história mas acima de tudo com futuro.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top