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A relevância do Asset Manager para as poupanças das centrais fotovoltaicas

Entrevista a Bruno Rodrigues, Asset Manager da Helexia Portugal.

Como é o teu dia-a-dia como Asset Manager na Helexia?

O Asset Managment na Helexia tem como função principal ser o ponto de ligação do cliente para todos os assuntos relacionados com a operação da central fotovoltaica. Esta é uma função que liga as necessidades do cliente às equipas de monitorização e manutenção – o meu dia a dia passa por seguir a performance das instalações, planear e coordenar as atividades de manutenção.
A função diária do Asset Manager é garantir o bom funcionamento das centrais solares.

O que te motiva mais no teu trabalho?

O que mais me motiva é saber que através da Helexia os nossos clientes estão a consumir a sua própria energia diminuindo assim a dependência energética, utilizando energia renovável. Com o nosso acompanhamento diária garantimos que estas centrais se encontram sempre no ponto ótimo, maximizando a sua produção. É o nosso pequeno contributo para tornar o mundo melhor do que o encontrámos e menos dependente dos combustíveis fósseis.

Quais são as garantias para os clientes?

O que queremos garantir é a tranquilidade do cliente. Através da nossa abordagem de operação e manutenção, o cliente sabe que estamos sempre disponíveis e atentos à sua instalação e que vamos garantir a máxima produção possível com uma alta disponibilidade dos equipamentos. Uma performance elevada de central vai permitir ao cliente poupanças na sua fatura energética através da geração da sua própria energia limpa e renovável.

Quais são as grandes tendências da operação e manutenção das centrais solares?

As grandes tendências da operação e manutenção passam pela digitalização e automação. A Helexia utiliza um sistema de monitorização que permite a deteção de incidentes em tempo real e de forma automática. Este sistema envia alertas às nossas equipas e desta forma, diminui os tempos de resposta.
O nosso sistema de monitorização permite seguir a performance da instalação de forma a obtermos ações concretas de melhoria ou correção, como por exemplo, definir a melhor data para a limpeza dos painéis solares. Neste ponto, temos também a limpeza automática, através da utilização de robôs que permitem por um lado, otimizar este processo, e por outro, aumentar a segurança das equipas de operação nas coberturas.

 

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