Auditoria Dominó identifica poupanças de 193mil ano

vista do armazem da ceramica domino
Poupança anual (€)
 valor
193 mil€
Potencial de economia de energia (%)
 valor
7%
Potencial de redução de CO2 (ton/ano)
 valor
990 ton/ano

A auditoria energética à Dominó teve como principal objetivo a caracterização energética das instalações da fábrica, em particular dos seus sistemas energéticos. O principal intuito foi identificar economias de energia numa ótica de eficiência energética e/ou redução da faturação de energia com o propósito de contribuir na melhoria do desempenho energético da instalação e na diminuição do seu impacto ambiental, relativamente às emissões de gases de efeito de estufa (GEE).

A energia que é utilizada está sujeita a inúmeros processos, desde a captação, passando pela conversão, na sua fase de produção, à sua utilização final, ao longo dos quais ocorrem desperdícios. Esta ineficiência faz com que seja necessário produzir mais energia que aquela que é consumida para satisfazer as necessidades. A auditoria realizada identifica medidas de eficiência energética tem como objetivo equilibrar este balanço, traduzindo-se não só numa redução do consumo energético, mas também do custo financeiro que o mesmo acarreta.

Para o cálculo dos balanços energéticos dos equipamentos, realizaram-se vários ensaios em fevereiro de 2020, como instrumentação portátil, registadores e contadores existentes no local e informação de referência disponibilizada pela Dominó. A metodologia utilizada no âmbito das análises energéticas efetuadas teve como base os Princípios de Conservação da Massa e da Energia.

Com base nos ensaios realizados e na análise aos dados globais relativos ao período de referência, identificaram-se e avaliaram-se Medidas de Racionalização dos Consumos de Energia, com significativos potenciais de poupança energética relativos ao consumo de gás natural e energia elétrica.

Ver mais projetos como este Conhecer melhor este projeto

Alberto Henriques
Administrador com pelouro da área industrial Dominó Cerâmicas

A UPAC que foi montada nas nossas instalações pela Helexia irá permitir utilizar energias limpas no nosso processo a partir da utilização da energia solar.

Mais projetos com a Dominó Cerâmicas

Desde a análise de necessidades à implementação, acreditamos que uma economia descarbonizada é o caminho para o crescimento.

Energia e Eficiência

A energia apresenta-se cada vez mais como um custo importante na estrutura de uma organização, sendo não só um custo financeiro, mas também um custo ambiental, sendo assim crucial identificar e quantificar os fluxos de energia pelos equipamentos e seus sistemas e em paralelo promover a eficiência energética e a consciencialização para a sustentabilidade ambiental e económica.

Através de estabelecimento de contratos de performance energética, a Helexia pode ajudar as empresas a serem mais eficientes sem que para isso tenham de desviar capital da sua atividade Core.

Contacte-nos